Corpus Eventos

IAAF libera atleta russa para competir no Rio

E-mail Imprimir PDF

O Conselho de Revisão de Doping da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) decidiu, neste domingo (10/07), que a atleta russa de salto em distância Darya Klishina cumpre com os critérios de elegibilidade excepcionais para competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como atleta neutra.

A decisão da IAAF, no entanto, não garante a participação de Klishina nos Jogos de 2016. O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda precisa dar a sua aprovação para que a atleta possa competir no Rio.

"Rejeições foram dadas a todos, exceto para Klishina", disse a chefe do departamento jurídico do COI, Alexandra Brilliantova. O Conselho de Revisão de Doping da IAAF recebeu um total de 136 solicitações de atletas russos que buscam a elegibilidade excepcional para competir no Rio.

Entre os pedidos rejeitados estão os de Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica e tricampeã mundial na modalidade salto com vara, e Sergey Shurbenkov, campeão mundial dos 110 metros com barreiras.

A IAAF suspendeu todos os competidores russos de atletismo, após a divulgação de um relatório da Agência Mundial Antidoping que trazia casos de dopings e tentativas de obstruir testes e resultados, em meio ao escândalo que relacionou vários atletas russos a um programa sistemático de dopagem e financiado pelo Estado.

O órgão que coordena o atletismo mundial, no entanto, deixou a porta entreaberta para alguns competidores russos, que tenha sido pegos em controles de doping, para competir como atletas neutros no Rio. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidirá se derruba ou não a suspensão em 21 de julho, duas semanas antes do início dos Jogos do Rio.

A IAAF já tinha aprovado o pedido da atleta russa e denunciante do esquema de doping Yuliya Stepanova para voltar às competições como atleta neutra. A corredora de 800 metros rasos, que cumpriu dois anos de suspensão por doping, ajudou a expor o esquema de manipulação difundido na Rússia, que resultou no banimento generalizado do atletismo russo. Stepanova vive e treina nos EUA, e competiu no Campeonato Europeu de Atletismo, disputado neste fim de semana.

O COI comunicou na quarta-feira que sua Comissão de Ética vai estudar a eventual inclusão de Stepanova nos Jogos do Rio de Janeiro. As provas de atletismo começam em 12 de agosto.

Fonte: www.terra.com.br

 
Onde: Home Notícias IAAF libera atleta russa para competir no Rio

Contato

Contato Rua Dona Ana Gonzaga, 195
Taquaral - Campinas / SP
CEP: 13076-140
(19) 3253-0568 ou (19) 3251-0216